Tour Feminista do Porto Online ?

 

Olá! Queremos te desejar as boas vindas ao Tour Feminista do Porto, mas antes de iniciar a nossa caminhada gostaríamos de te contar como esta proposta nasceu:

 

O Tour Feminista do Porto foi concebido como uma estratégia de combate à tendência histórica de apagamento e silenciamento da memória de figuras femininas nas narrativas sociais. Em simultâneo, o tour funciona como uma plataforma de diálogo e pensamento coletivo sobre a cidade do Porto e a(s) sua(s) História(s) a partir de um enquadramento crítico, político, feminista e ativista.

 

Caminhando pela cidade, através de um percurso fluído de aproximadamente 3 horas, ativamos a memória de mulheres como Ana Plácido, Carolina Michaelis, Henriqueta da Conceição, Virgínia de Moura e Gisberta Salce, cujas histórias e legados constituem o roteiro fixo da Tour. 

 

Olhamos para a cidade como um organismo vivo e em constante transformação, por isso o discurso de resgate histórico que propomos é permeado por outras histórias, incluindo narrativas simbólicas e visuais da paisagem urbana, as suas expressões artísticas permanentes ou efêmeras, e também as partilhas de quem  caminha conosco. Deste modo tentamos estabelecer conexões entre as problemáticas históricas e atuais, e também expandir e inscrever as vivências pessoais de quem nos acompanha na esfera política.

 

Toda esta dinâmica, além de problematizar os diferentes tipos de apagamento histórico e distorção da memória feminina na toponímia, se assume como uma prática performativa, que alimenta o arquivo mental coletivo, inscrevendo outras narrativas, normalmente excluídas da História oficial.

 

O Tour Feminista do Porto, foi criado pelo COLETIVO MAAD , em maio de 2019,  durante o 4º Festival Feminista do Porto e contou com a colaboração de Laurem Crosseti. Desde então passou a realizar-se regularmente tendo alcançado mais de uma centena de pessoas. 

 

Recentemente, devido ao atual contexto pandêmico, decidimos expandir o formato do Tour para a esfera digital. Vemos nesta estratégia uma possibilidade de partilha alargada da nossa pesquisa e, também, uma alternativa para continuar a existir enquanto prática poética de resistência urbana e historiografia radical. 

 

Vem caminhar com a gente! ??‍♀️??‍♀️??‍♀️??‍♀️

 

 

MAS, COMO FUNCIONA? ??‍♀️

 

Devido a situação pandêmica que nos aflige desde o início de 2020, fomos obrigadas a interromper os tours no formato como eram realizados, ou seja, com grandes grupos e de forma presencial. Assim, preparamos uma alternativa de realizar o Tour Feminista do Porto que fosse independente da nossa presença (a presença de uma guia), podendo ser feita individualmente ou em grupos pequenos, com pessoas que já tem um contacto rotineiro, a fim de evitar grandes aglomerações.

 

O primeiro formato deste Tour online conta com duas versões :híbrida (1) e remota (2), e replica o roteiro fixo do tour presencial com os seguintes pontos de paragem:

 

 

(1) ??‍♀️ +?  [versão híbrida: caminhada presencial na cidade do Porto + acesso a conteúdos online através de smartphone]

(2)? [versão remota: consulta à pesquisa através da navegação no website do Coletivo MAAD]

 

Cada ponto está relacionado a uma figura feminina de importante relevância no contexto portuense, assim como diferentes contextos de lutas e resistências feministas. No entanto, percebemos que esta configuração pode ser expandida, com diferentes rotas e pontos que poderão ser adicionados mais à frente.

Para realizar o Tour, preparamos um material que servirá de ‘guia’ para a sua caminhada. Esse material foi compilado em formato de zine, que poderá ser descarregado e impresso por você, e que contará com dicas, mapa, textos, imagens e QRcodes que te ajudarão a acessar materiais online como áudios e bonustracks de curiosidades.

 

O QUE EU PRECISO PARA FAZER O TOUR? ?

 

Para realizar o tour online versão híbrida você precisa:

? estar no Porto ?

? ter um smartphone com conexão à internet móvel (3g, 4g…) e aplicação de leitura de QR code ?

? de preferência um fone de ouvido (auricular) ?

? do nosso material gráfico impresso, que poderá ser descarregado aqui ?

? água ?

? sapatos confortáveis ?

??‍♀️ de disposição para destruir o patriarcado ??‍♀️

_

Para realizar o tour online versão remota você precisa:

um computador com acesso à internet e com saída de áudio ?

??‍♀️ de disposição para destruir o patriarcado ??‍♀️

 

 

Category
Tour Feminista