Tour Feminista Porto

A Tour Feminista do Porto encontra-se em processo de reformulação.
Enquanto aguardamos por melhoras na atual situação, fique em casa e siga-nos no Instragram para saber mais sobre nossas últimas iniciativas 😀

 

 

O Tour Feminista da cidade do Porto, criado pelo Coletivo MAAD – Mulheres, Arte, Arquitetura e Design (Alícia Medeiros e Isabeli Santiago), com a colaboração de Laurem Crosetti, em Portugal, teve início durante o IV Festival Feminista do Porto, em maio de 2019. Desde então passou a realizar-se regularmente, tendo alcançado mais de uma centena de pessoas. Criado sob a premissa do combate à tendência histórica do silenciamento feminino nas narrativas sociais, o Tour Feminista do Porto responde também à urgência de repensar coletivamente a cidade do Porto e a(s) sua(s) História(s) a partir de um enquadramento crítico, político, feminista e ativista.

Caminhando pela cidade, através de um percurso fluido de três horas (aproximadamente), ativamos a memória de mulheres como Ana Plácido, Carolina Michaelis, Gisberta Salce, Henriqueta da Conceição e Virgínia de Moura, que constituem o roteiro fixo do Tour.

Sendo a cidade um organismo vivo e em constante transformação, esse resgate histórico é, por sua vez, permeado por narrativas múltiplas que contemplam desde os marcos efêmeros da paisagem urbana até às partilhas pessoais das pessoas que conosco caminham. Essa interação permite-nos estabelecer o diálogo entre problemáticas históricas e atuais, enquanto os relatos na primeira pessoa expandem a experiência das vivências narradas da esfera pessoal para a esfera política. Toda essa dinâmica, além de problematizar o apagamento visual e a distorção da memória simbólica feminina na toponímia consequente do silenciamento histórico, assume contornos de uma prática historiográfica radical e performativa que alimenta o arquivo mental coletivo com referências outrora marginalizadas.

 

Relacionados:

Tour Online

Personagens

Crush do Mês

Category
Tour Feminista